26 de junho de 2016

TOP 10 - unhas e mãos saudáveis

Umas mãos bonitas são algo que mesmo sendo pequenas não passam despercebidas quando alguém nos conhece, são uma ferramenta bastante valiosa no nosso dia-a-dia, sendo que que devem estar sempre protegidas e apresentáveis.
Como tal, hoje venho-vos mostrar o meu TOP 10 para umas unhas e mãos saudáveis.


Começa já por trocar a tua acetona por removedor de verniz!! Eu sei que é mais fácil remover com acetona, mas o certo é que contém ingredientes que vão prejudicar as unhas. Façam esse esforço pessoal!!

Escolher uma lima adequada às nossas necessidades, pois é, o facto de limarmos as nossas unhas com uma lima que possa ser demasiado agressiva para as unhas pode fazer o efeito contrário ao desejado e deixá-las rugosas o que levará a que elas lasquem. Eu já usei vários tipos e actualmente uso limas de vidro, e as minhas unhas têm adorado.

Utilizar um polidor para alisar a superfície das unhas, não muito agressivo, que apenas vai retirar o excesso de gordura sem a danificar.

Não cortar as cutículas (algo que eu faço, mas que estou a reduzir frequência com que faço). O certo aqui seria utilizar óleos de hidratação para esta área e retirar apenas a pele morta que fica nas unhas. Quando as cortamos deixamos as nossas unhas vulneráveis e desprotegidas contra micoses.


Já que falamos em hidratar as cutículas, também não podemos esquecer de hidratar muito bem as mãos. Existem cremes já com a opção de hidratar unhas e mãos, o que é óptimo, mas devemos ter atenção e optar por variar os cremes consoante a altura do dia ou do ano, adaptando-os aos frio e ao calor.

Antes de aplicar o verniz de cor, aplicar uma base, que poderá ser apenas para proteger a unha ou com algum tratamento em especifico.

Devemos evitar estar muito tempo com o mesmo verniz nas unhas, apesar de estar cada vez mais na moda as unhas de gel e verniz gel e efeitos para o verniz normal durar 15 dias intacto, o certo é que a unha precisa de respirar!!! Eu normalmente não me aguento mais que uma semana com o mesmo verniz (aborrece-me) por isso retiro-o todas as semanas, passo uma boa camada de creme hidratante e deixo-o actuar.

O que me leva ao ponto seguinte em que devemos deixar pelo menos 12 horas as unhas livres para elas ''soltarem a franga'', ''respirarem ar puro'', estão a ver ?!


Como eu sei que é aborrecido esperar que o verniz seque, um truque que eu utilizo muitas vezes é mergulhar as pontas dos dedos em água fria, quanto mais fria melhor, e deixá-las uns minutos. Vão secar num instante.

Por fim, uma preocupação que devemos ter com as mãos e unhas é secá-las muito bem depois do banho ou quando lavamos as mãos. A humidade vai amolecer as unhas e ajudar a que fungos se instalem mais facilmente, e nós não queremos!!


Espero que estas dicas vos ajudem e no caso de saberem mais alguma deixem nos comentários.

Uma beijoca,


3 comentários:

  1. Umas mãos bonitas fazem toda a diferença, concordo contigo. :D Não fazia ideia de que deveríamos de adequar o creme das mãos para o frio e para o calor. Dicas muito boas Mi! Obrigada :D
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderEliminar
  2. Por acaso agora estou a usar acetona. A sorte é que as minhas unhas são fortes!

    ResponderEliminar